Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Texto alternativo é uma descrição simples de uma imagem em plataformas digitais, que substitui ou complementa seu conteúdo, e que é lido por leitores de tela.
Leitor de tela é uma funcionalidade que lê em voz alta tudo o que está na tela. Ele é muito importante para pessoas cegas ou com baixa visão e também pode ser usado para pessoas não letradas.
Visualizador do Conteúdo da Web
Os textos alternativos garantem acessibilidade e inclusão digital, garantindo que mais pessoas compreendam o conteúdo transmitido por imagens. Eles também melhoram a usabilidade em caso de falha no carregamento de imagens ou conexões lentas e ainda facilitam a indexação de imagens em motores de busca (SEO).
-
Saiba quando usar
Textos alternativos são importantes para descrever imagens com valor informativo, gráficos, mapas com dados e botões com imagens, como banners. Exemplo: Homem faz sinal em Libras ao lado do texto “São Paulo São Libras: Acesse um intérprete de libras ao vivo, a qualquer hora!”
Já imagens decorativas e ícones que servem como reforço cognitivo, não são necessários. Nesse caso, use: alt=""
-
Seja objetivo
Descreva o conteúdo e o propósito da imagem em até 125 caracteres. Se precisar de mais detalhes, use descrições estendidas com o comando longdesc ou incorpore o texto em uma legenda abaixo da imagem.
Para facilitar, indique quem, o quê, onde e quando, se for relevante, e por quê, se for aplicável.
-
Adapte o texto alternativo ao contexto
A mesma imagem pode ter textos alternativos diferentes dependendo do objetivo. Tente entender o que a imagem representa naquele conteúdo específico, como neste exemplo: se estiver em um site de serviços do governo, o texto pode ser “Jovem confiante em fazer um serviço digital”; mas em um site de eventos, pode ser “Jovem feliz conferindo as atrações da semana pelo celular”.
-
Siga as recomendações
✅ Fazer
- Repita textos escritos na imagem
- Se for o caso, indique a emoção transmitida pela imagem, como nesse exemplo: Mulher sorri vendo em seu celular a notificação ‘Não há débitos vinculados ao seu CPF’.
- Descreva a ação de elementos interativos, como o ícone do exemplo abaixo: Botão para buscar serviços
❌ Não fazer
- Não faça descrições genéricas, como “gráfico” ou “banner”
- Não use “Foto de…”, a menos que seja relevante, como ao diferenciar uma fotografia de uma imagem gerada por inteligência artificial
- Não repita informações que estão no texto
- Evite adjetivos ou detalhes visuais desnecessários